domingo, 7 de dezembro de 2008

Release do CD "VIRTUDE" de JOTA MARANHÃO



VIRTUDE”
Por Paulo Cesar Feital

Nana Caymmi, Lucinha Araújo, Emilio Santiago, Jorge Vercillo, Paulo César Pinheiro, Danilo Caymmi, Paulo César Feital, Cazuza, Pena Branca e Xavantinho, Moacyr Luz, Maurício Mattar, Jorge Aragão, Leila Pinheiro, Olívia Hime, Altay Veloso, Margareth Menezes, Peri Ribeiro, Amaral Maia, Zezé Motta e tantos outros... O que teria em comum o brilho desses artistas? A candeia musical de Jota Maranhão!!! Nascido João Batista Maranhão Filho, cariocão e brasileiríssimo, como ele próprio se auto-denomina e, generoso e genial, como nós, parceiros e intérpretes que temos o privilégio de conviver, no dia a dia, com o homem e o compositor, o consideramos. Herdeiro de uma estirpe quase em extinção, a da nobreza dos compositores de fino trato, bordadeiro exímio das harmonias, melodista mágico pela possibilidade de aliar a beleza ao vigor e, quando necessário pelo apelo da alma, fazer-nos chorar pela ternura, Jota Maranhão ingressa em 2009 ofertando-nos o projeto do seu mais novo CD: “VIRTUDE” !

Iniciou as gravações contando com uma seleção brasileira de músicos como Flávio Pereira, Wilson Nunes, Ricardo Pontes, Zeppa, Júlio Zartos, Roberto Stepheson, Cássio Acioli, Juran Ribeiro, Dudu Viana, João Bani, Marcelo Correa, Pablo Amaral e Sonia Maranhão, reunidos em torno de um roteiro de 14 músicas que viajam por todas as etapas da vida profissional de Jota Maranhão, a obra, assim, torna-se muito mais representativa do que apenas “mais um CD de carreira”. É o resgate da mais pura Música Brasileira, apresentando-nos a riqueza rítmica-criativa do compositor e, dividindo, como é característica da sua personalidade doadora, alguns momentos que, sem dúvida, tornar-se-ão comoventes, com seus parceiros Jorge Vercillo, Paulo César Pinheiro, Paulo César Feital e Moacyr Luz. Será bonito, ouvir na voz do compositor, canções gravadas por estrelas como Nana, Emilio, Aragão e Vercillo, por exemplo. Assim será com músicas conhecidas como “Encontro da Águas”, “Flamboyant” e “Retrós”, onde o criador haverá de fundir-se à criação.
É o trabalho de um Jota Maranhão intérprete, performático e totalmente contemporâneo. E desse modo perpassará João Batista, em todo transcorrer das gravações, rebatizando-se nos rios das próprias lágrimas e no sorriso das novas conquistas.
Esperamos que o Brasil tome conhecimento através dos seus incontáveis palcos, do gigantismo desse compositor “cariocão” e “brasileiríssimo” e, que pouco a pouco, aproxima-se mais de Deus através das suas virtudes!

Um comentário:

vanessa Rezende disse...

Olá meu poeta!
Estou muito ansiosa pelo lançamento do Virtude;Será muito bom escutar suas criações,agora de fato,na voz do criador!!!Desejo a você todo sucesso possível!
beijo